Quando surgiu o violão?

Uma curiosidade que nos leva a pensar como o homem criou um instrumento tão maravilhoso! Segundo o livro ‘A Beleza do Violão’, o instrumento foi descoberto dois mil anos antes de Cristo, por arqueólogos que encontraram algumas placas de barros com imagens de pessoas tocando instrumentos musicais na antiga Babilônia e, muitos deles eram similares ao violão atual.

Claro que o formato do violão de hoje é diferente de há dois mil anos. Eram detalhes, como o fundo chato, o corpo mais arredondado e não tinham o número certo de cordas e o som, que com certeza era totalmente diferente.

Mesmo existindo várias teorias sobre a origem do violão, há porém duas hipóteses significativas para a história. A primeira delas é que o violão seria derivado da chamada “Khetara grega”, que com o domínio do Império Romano, passou a se chamar “Cítara Romana” e também denominada de “Fidícula”. E com o passar do tempo o instrumento sofreu algumas alterações, eram acrescentados ou retirados itens, com isso formou-se a essência do violão.

Já a segunda hipótese é de que o violão seria derivado do antigo “Alaúde Árabe” que foi levado para a península Ibérica através das invasões muçulmanas, sob o comando de Tariz.

Incrível como um instrumento passou por momentos impactantes da história do mundo!

Quando o violão chegou no Brasil?

Bom, ainda segundo o livro, o primeiro a vir ao Brasil foi a viola, no século VXII, um instrumento de 10 cordas ou cinco cordas duplas, percursor do violão.  Quando foi trazida pelos jesuítas, era super popular em Portugal, lá eles utilizavam nas aulas de catequese.

historia-viola-portuguesaComo eram muito parecidos, e eis que surge a dúvida: Como saber qual era viola e violão? Claro que na época era uma confusão a distinção de cada uma. Mas hoje é definido como um instrumento típico do interior (viola) e instrumento urbano (Violão), algo datado pela população. A diferença é: o número de cordas são diferentes, o violão tem seis, logo o som também é diferente.

Naquele tempo, a viola acompanhava as danças populares de São Paulo, que depois foi desbravado para o Rio de Janeiro. E  já no século XVII não era diferente de hoje não, como toda tecnologia e lançamento todos “precisam” comprar, a viola chegou a custar dois mil réis, um preço bem alto na época e quem poderia comprar eram só os burgueses da alta sociedade. Os grandes sucessos da época eram choros e serestas, com o passar dos anos o mpb, rock entre outros ritmos foram conquistando espaço.

One thought on “Quando surgiu o violão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *