O que é uma Mesa de som e sua principal funcionalidade

Uma mesa de som tem a função de combinar sons que vem de várias fontes para um ponto só de saída, nela podemos controlar diversos canais de áudio, como por exemplo, microfone, guitarra, CD Player, entre outros que são divididos por botões e entradas. Existem vários modelos da mesa que, também é conhecida como mixer ou misturador, pelo fato de reunir estes sons que são perfeitos para qualquer tipo de evento ou espaço.

O uso dela é essencial para a produção sonora, que você mesmo pode fazer a combinação para concertos, em apresentações, nos teatros,  em estúdio de gravação, na rádio, na igreja, ou na balada pelo DJ, pois o equipamento concilia efeitos sonoros de qualidade para o ambiente que você está.

Para que a mesa funcione dessa forma, é necessário alguns ajustes! Os sons absorvidos são levados por meio de cabos até o equipamento, onde o operador de som pode regular a equalização entre graves, médios e agudos do sinal. Reparar a intensidade dos efeitos sonoros nas vozes e instrumentos gravados, distribuir os sons para as caixas principais e agrupar sinais.

Para aprender a manusear a mesa é preciso entender é que a mesa de som funciona baseada em canais independentes. Há diversas marcas e modelos com o mais completo conjunto de funcionalidades como os mais básicos também, conheça algumas Mesa de som na nossa loja virtual.
Agora você vai saber os fundamentos de como funciona uma mesa de som de forma simples e prática, acompanhe!

mesa de som

Canal de mesa de som

mesa de som mixer

Vamos aprender para que serve as entradas e os botões de funções que tem em cada canal!

Bom, os primeiros botões da fileira, contando de cima para baixo, serve como função para o restante dos botões contando em fileiras. Geralmente a primeira entrada de cima é para os microfones, então se você quiser encaixar o microfone, terá o botão connect em mic. Para entrada de equipamento, seja ele qual for, é na entrada escrito line.

Botões que melhoram a qualidade do som

mesa de som 2468

Há os botões de agudo que são indicados pela sigla:

High- Som Agudo

Mid – Som Médio

Low –  Som Grave

Mais abaixo, após o botão da indicação grave, tem o botão de efeito,  normalmente não é muito utilizado porque é usado para camara de eco. Agora, se tivesse de fazer alguma apresentação, algo improvisado ou música ao vivo, aí sim seria uma oportunidade para você ligar a camara de eco na mesa de som, o nome do botão na mesa é EFX.

Após o EFX tem o botão Pan, que é a mesma coisa do botão balance, ou balanço. Ele funciona da seguinte forma: Você coloca a opção dele no meio, que vai funcionar a caixa de som da  direita e da esquerda, agora se você virar ele do lado esquerdo, vai funcionar apenas a caixa do lado esquerdo e se virar para o lado direito, só o lado direito, certo? Esse botão vai balancear o som no ambiente.

E finalmente o botão de volume, que é utilizado para poder colocar os volumes adequados para cada equipamento que vai ser colocado no canal. O canal é igual a todos eles, alguns tem oito canais, outros mais, isso dependerá da mesa que você for adquirir e com isso os botões funcionam da mesma forma em cada canal. Caso queira ou precise usar dois equipamentos, então vai usar apenas dois canais.

Mais funções da mesa de som

Agora vamos mostrar outras funções da mesa de som que ficam no canto, a parte de cima tem duas entradas principais, que são as entradas master, onde está escrito master out que é onde o som vai ser misturado na mesa juntamente com o microfone, cdplayer. E para esse som sair é também pelo botão master out, que vai jogar através de dois cabos, para o transmissor que vai mandar o sinal para as caixas de amplificadas ou se você tiver um amplificador, mandar para o amplificador.

Conexões dos equipamentos

Com os dois plugs, o cabo que sai da mesa vai ligar o seu transmissor, que é encaixado na entrada master out, em R e em L, dessa forma que é conectado. No lado de cima deve ter sobrado dois botões, portanto não é para ligar o amplificador, ou transmissor, nesses dois que sobraram, lá é para entrar a mesa de efeito, ou camara de eco. Não é para utilizar a parte de cima, só a parte de baixo.

Regulagem do volume geral da mesa

Na parte de baixo temos o volume geral da mesa, que em cima também tem outro botão de volume, esse é o volume de entrada, por exemplo de um tape deck. Mas o caso é o geral, onde fica numa parte só, que é a parte dos canais, então esse é pouco utilizado, geralmente é  desligado e deixa em zero. Mais acima tem dois lads que são os indicadores de volume muito alto, se o volume estiver muito alto em algum canal, ele vai dar um sinal. Isso significa que você tem que diminuir um pouco o volume do canal ou do volume geral da mesa, porque se você não diminuir, ele vai queimar sua mesa de som.
Pra finalizar tem um botão para a entrada de fone, que você pode colocar o seu headfone, se quiser ouvir sozinho encaixa o fone ali e aumenta o volume no controlador de volume do lado.

2 comments on “O que é uma Mesa de som e sua principal funcionalidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *