É fácil aprender a tocar Violino? Descubra!

Aprender a tocar instrumentos musicais pode ser mais complicado para algumas pessoas do que para outras. A maioria acredita que tocar violino, por exemplo, é fácil. Mas será que realmente é fácil aprender a tocar Violino? Descubra!

Desde que nascemos estamos aprendendo e passamos por lições fáceis e difíceis, porém, tudo é uma questão de estudo. Estudando você está se preparando para encarar um aprendizado mais fácil, pois a dedicação é algo essencial para aprender a tocar um instrumento musical.

Têm pessoas que estudaram alguns meses e conseguiram evoluir bastante, assim como há algumas que estudaram por mais de dois anos e mal seguravam o arco. Aprender as notas é como aprender a ler, ou seja, você não vai aprender de uma vez uma frase inteira, mas uma nota de cada vez, e esse processo pode ser sim devagar.

Por isso que para aprender a tocar um violino é preciso ter muita dedicação, pois o tempo que você levará para aprender varia muito de acordo com sua vontade e empenho de estudar. Portanto, se estudar mais, mas cedo aprenderá.

No começo você até poderá achar que é bem difícil e por isso querer desistir, mas não desista! Continue e se esforce a cada dia mais, pense nas lindas músicas que irá aprender a tocar.

Ter um bom professor influencia muito também, pois se começar a aprender errado, levará muitos anos para corrigir seus erros. Avalie a escola de música e o professor que te ensinará, isso é fundamental.

Não existe uma pessoa que sabe exatamente tudo sobre o violino, por mais experiente no assunto. Você poderá estudar anos e ainda assim sempre se surpreenderá o quanto ainda pode aprender. É um aprendizado constante, mas não se assuste porque pelo menos o básico você consegue saber em um ano, dependendo, é claro, da sua dedicação.

violino

Tenho dificuldade para tocar instrumentos. Conseguirei aprender a tocar violino?

O violino é um instrumento muito difícil para aprender, principalmente por pessoas que ainda não sabem tocar nenhum outro instrumento. No caso do violino, ele permite uma gama enorme de articulações e dinâmicas, o que permite a pessoa que o toca produzir um som que chega a tocar o fundo do coração de quem ouve.

Além de aprender a ler as notas e a tocá-las, você terá que aprender interpretações e fraseados, pois são dependentes de compositores e também de contextos históricos e é por isso que o aprendizado não acaba nunca.

O violino é o instrumento mais difícil de aprender?

Assim como o piano, o violino é um instrumento difícil de aprender a tocar. Ele em si não é tão difícil em relação aos outros instrumentos, como o violão, o saxofone, a flauta, entre outros, pois cada instrumento possui seu grau de dificuldade, mas um bom professor é peça fundamental no aprendizado.

Aprender a tocar o violino não é o mais difícil, pois a dificuldade dos alunos está em tirar um som bonito, sem que fique parecido ao de uma pessoa arrastando a unha em um quadro negro, por exemplo. Para ficar mais fácil de aprender, você precisa decorar as posições das mãos, depois é só aprender a tirar um som doce.

Quanto tempo levarei para aprender a tocar um violino?

Não temos como dizer o tempo exato que você levará para aprender a tocar o violino, pois isso só depende de você, ou seja, do tempo que se dedicará para praticar as aulas, a quantidade de aulas realizadas, entre outras coisas.

O tempo sempre foi uma ferramenta a favor dos músicos porque quanto mais ele usa seu tempo para estudar, mais técnica e destreza ele ganha. Se você quiser, pode usar o método Suzuki, mas a maioria dos professores não gosta desse método porque você terá que marcar o braço do violino usando adesivos para, assim, marcar o lugar das notas. Mas se você está fazendo aulas sozinho, esse é um método excelente.

Então, se você aprender a ler as notas rápido e tiver um professor bom para ensinar, na média de 3 a 4 anos você vai conseguir tocar o instrumento.

Algumas dicas sobre aprender a tocar violino

  1. Se você tem o desejo de aprender a tocar violino, procure uma escola de música ou um professor que tenha referências.
  1. Para comprar um violino, pergunte ao seu professor o que avaliar. Uma dica é comprar um violino ideal para estudante.
  1. O tempo que você se dedica a estudar violino é um diferencial na aprendizagem. Se puder, estude todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Isso se quiser alcançar um resultado satisfatório em menos tempo. Mas cuidado: não estude muitas horas por dia, pois isso vai te cansar e você até poderá desistir das aulas. Divida o tempo de estudo em 3 etapas diárias, como a manhã, a tarde e a noite. No começo você poderá dividir em 10 minutos por seção, totalizando em 30 minutos por dia.
  1. Embora o tempo dedicado ao estudo seja pouco, você terá que aproveitá-lo ao máximo, dedicando-se e praticando tudo o que aprendeu na aula. Se puder, grave o áudio da aula e ouça pelo menos uma vez ao dia, antes de iniciar o estudo. Dessa forma você não perderá nenhuma informação passada.
  1. Não se esqueça de manter seu violino afinado porque isso influencia em como você terá a noção de uma afinação correta.
  1. Nunca desista! No começo é normal você querer desistir por achar difícil, mas seu esforço dará resultado em seis meses, com a prática diária.

tocando violino

Posso aprender a tocar violino em casa

Mesmo que seja algo desafiador, aprender a tocar violino é muito prazeroso. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas preferem ter aulas em casa, com professor particular ou sozinhas. Talvez isso aconteça devido ao valor das mensalidades de um conservatório, pois a maioria deles cobra um preço alto em relação ao orçamento da maioria das pessoas.

Se você quer aprender a tocar violino em casa é preciso saber ter disciplina. Com isso você já terá meio caminho andado. São diversas as formas de aprender a tocar violino com profissionalismo e classe e você pode aprender todas elas assistindo a aulas pela internet.

Algumas empresas disponibilizam vídeo aula de violino online, onde são passados conceitos básicos, mas fundamentais para quem estão começando a conhecer e a entender o instrumento e todas as suas funcionalidades.

Resumindo, aprender a tocar violino é fácil, desde que você tenha persistência e muita dedicação. Somente assim conseguirá tirar um som perfeito.

37 comments on “É fácil aprender a tocar Violino? Descubra!

  1. MEU NOME E MARIA CRISTINA EU TENHO 27 ANOS O MEU MAIOR SONHO E TOCAR VIOLINO VEJO PESSOAS TOCAR EU VEJO QUE DEVE SER MUITO BOM POIS TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL E BOM PRA SE DEVOLVER A PESSOA VAI SER A MINHA PRIMEIRA VEZ VOU PODER TOCAR EM CASAMENTOS FESTAS E BAILES

    1. Realmente quem ama o Instrumento violino e seu belo som, tem de realizar esse sonho de tocar violino. nada melhor do que estudar violino e aprender a tocar passo a passo, Muita gente não tem tempo e nem dinheiro para iniciar seus estudos no instrumento, por isso existe uma boa solução, que é estudar online. Eu tenho uma boa diga! dê uma olhada no site: http://aulasdeviolino.net/ talvez ajude…sucesso!

    1. Oi, Bruna. Procure a ver se a orquestra de sua cidade, promove aulas. Eu moro em porto alegre e a ospa, orquestra de porto alegre oferece aulas gratuitas de todos os instrumentos.

  2. Muito bom!!!!!! desde criança eu sou apaixonado por esse instrumento, cresci com um pai que sabia tocar teclado e violão, inclusive, tinha esses 2 instrumentos aqui em casa, porém eu nunca me interessei por algum desses, apenas o violino me fascinava, e hoje com 18 anos vou criar coragem e comprar meu primeiro violino e aprenderei a tocá-lo vendo videos na internet, espero que eu consiga hahahaha

  3. Eu sempre tive uma enorme vontade de aprender a tocar violino, seu som é fascinante, nunca tive uma oportunidade de tocar esse instrumento, mas pretendo aprender primeiro o básico em casa, e depois contratar um professor.

  4. ameei sou novata no conservatorio e eu vou começar dia 12 de fevereiro mal posso esperar eu sei q posso demorar mas o importante nao e ganhar dinheiro nem falar q sabe tocar e se sentir feliz com oq faz! muito obrigada pelas dicas!

  5. To aprendendo ainda, nao to achando dificil e to aprendendo do zero. Quero ficar craque pra poder tocar em casamentos, conheço pessoas que ganham uma boa renda extra tocando violino em casamentos. vamos ver né, abraço

  6. Muitooo Bom Post!!

    Gosto muito de violino, mas as aulas são muito caras assim como a Bruna disse. Porém esses dias fuçando na internet achei um curso muito legal. Já digo que não me inscrevi, mas para interessados achei muito legal a proposta, principalmente pela facilidade de contato com o professor, e eu também não gosto muito de me locomover =]
    Mas deixo o link para quem quiser ver, cheguei a entrar em contato com o professor ele demorou um pouco para responder, mas foi bem atencioso.
    http://bit.ly/1ZJOFSb

  7. Eu faço aulas ha 7 meses.e faço escalas em todas as cordaa.mais sou anciosa quero logo tocar uma música.meu prefeasor diz q estabom assim… Mais eu não acho.

  8. Tenho muita vontade , e um sonho de tocar violino , mas ainda vou comprar o violino , e não tenho como pagar um professor , e vou tentar aprender sozinho . Obrigao !

  9. Estudo, atualização e apoio
    Aprender violino envolve aprender tudo sobre notas, conceitos, postura e até como segurar o arco. Nos primeiros meses pode ser que você sinta dificuldade em ver o progresso acontecendo, mas persista! Com o passar do tempo, você vai perceber que o que parecia muito difícil no início começa ficar mais claro e simples.
    Para aprender com qualidade, é necessário o apoio de um bom curso e professor, além de tempo hábil para treinar todos os dias, se possível. Quanto mais horas de prática, mais rapidamente você aprenderá a tocar violino. http://comoaprendertocar.com/

  10. Vou resumir o que eu acho que o violino e para mim. Tudo começou na igreja da minha mãe lá tocam violino e evangélica tudo bem. Eles dão aulas lá de graça para quem quer aprender.
    Eu tinha entre 16 há 17 anos quando me interessei e comecei a estudar a Bona isso já com certeza no que eu queria o VIOLINO quando terminei a Bona veio a surpresa! :(
    Eu não poderia tocar violino porque na igreja não precisa-va de violinista.
    E o que eu fiz?
    Claro fiquei bravo desisti de tudo.
    Só que para eu dormir a noite eu tenho que estar ouvindo algum som do violino, se eu estou nervoso eu ouço um som eu me acalmo na hora. Eu ouço o som eu sinto que minha alma se acalma.
    Eu não acredito mas fico pensando se eu já vivi alguma vida antes o violino foi algum fato muito importante para mim.
    Então hoje tenho 24 anos quero muito ser um violinista não sei se com essa idade eu seria profissional mas se eu já soubesse tocar notas e tocar sem precisar olhar a Bona ou o livro de notas eu estaria feliz.
    Agora minha pergunta!
    ” Será que hoje com 24 anos eu ainda tenho tempo de aprender a tocar e talvez fazer uma faculdade de musica”?
    O sons que mais gosto são 2 tipos claro os clássicos e esses que tocam junto com as músicas de hoje junto com as eletrônicas, pop, Hop Hop,dubstep etc.
    Aguardo uma resposta.
    Ou um e-mail.
    Obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *