Dicas para DJ’s que estão iniciando a carreira!

Listamos algumas dicas de como usar e quais os equipamentos essenciais para quem está iniciando como um DJ. E, pra sua festa começar é preciso de dois CDJ e um mixer. Acompanhe no exemplo abaixo como você usaria esses equipamentos, então, vamos lá!!

Os dois equipamentos de CDJ servem para tocar uma canção em um e, após um tempo curto em outro. O mixer é para mixar as duas músicas. Primeiro você liga o toca cd junto ao equipamento de mixagem, insere um cd em um dos CDJ e escolhe a canção. Aperte o play e a música já saí na mesa de mixer, aumente o volume que também fica no mixer. Assim é mesmo processo com o outro CDJ, coloque o cd, aperte o play que já vai estar tocando no mixer.

Imaginamos o seguinte: um CDJ do lado esquerdo e direito e o mixer entre eles, como na imagem. É desta forma que você irá trabalhar.

obs: Para cada CDJ você vai usar um canal .

Funções do CDJ

Primeiramente temos o play e pause, raramente você vai usar ele no meio da música, que até então a função do DJ é tocar a música e não deixar ela parar!

E temos o CUE que é um ponto onde marca a primeira batida da música, você toca, ele toca, se o DJ para, ele também para. Ah, normalmente o pause você vai usar para acertar o ponto do CUE. Por exemplo, o Dj marca esse ponto através da tela que tem no CDJ, como os números ilustrados na imagem acima. No começo da música está com 10mini segundos, daí pode fazer o ajuste no CUE, se tocar duas vezes no play ele vai ficar repetindo aquele ponto.

Já no botão job marca o primeiro ponto da batida e na tela vai aparecer o número com 12mini segundos, nisso você já pode salvar esse ponto na telca de CUE, então toda vez que tocar nessa faixa, ele vai reconhecer esse ponto.

Outro botão importante é o pitch, que parece com uma ‘régua’ no CDJ, como ilustra a imagem. Ele serve para você acelar a música mais 10% ou diminuir 10%. Essa ‘régua’ é muito importante para poder casar as duas músicas distribuídas entre os CDJ’s, pois as músicas não tem velocidades iguais, então o DJ vai regular a velocidade de uma música com a outra usando essas funções que são: o play, o pint bend para mais ou o para menos e a régua de pitch.

Na prática: O Dj vai estar tocando uma música no CDJ da direita a outra vai tocar na esquerda, só que você vai escutar no fone de ouvido para regular no canal os ajustes. Assim que estiver tudo pronto e sincronizado você espera a outra musica chegar ao fim e já inicia com a qual estava ouvindo e em seguida aumente o volume.

Só fique atento para deixar o fone de ouvido ligado no mixer e não se esqueça que no mixer você pode escutar as duas músicas que estiver tocando nos CDJ’s pelo fone.

Com o Fone:

Para fazer a regulagem de pitch com o fone, você deve estar com o canal do CDJ direito abaixado e o outro com a música rolando e partir dai você faria a regulagem no fone. Em seguida aperte o CUE e ele vai tocar a primeira batida, nisso a música entra fora do compasso porque ela não está em sincronia com o outro CDJ, de acordo com o seu manuseio ela vai tocar o compasso certo. Assim use o botão de jobe para acompanhar aquela música, para mais ou para menos e fazer o ajuste no pitch e daí você vai aumentando ou diminuindo até que a música iguale.

Quando você solta a música no CDJ da direita e ajusta ela para mais, consegue uma melhora de som, logo, está adiantando ela, dai essa mésica fica mais lenta. Nisso pode dar um ganho para mais na régua de pitch e a mesma coisa se fosse para menos, só vai ajustando de acordo com a musica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *