Conheça a sensacional história do pianista Nelson Freire

Atualizado em 21/01/2015 12h04

Você conhece o pianista Nelson Freire? Sabia que ele toca há 65 anos música clássica e isso é incrível não é mesmo? Saiba mais da história dele, acompanhe este artigo, leia!!

Quem é Nelson Freire?

nelson freire

Nelson Freire é natural de um município de Minas Gerais, chamado Boa Esperança, hoje ele já tem 70 anos e é conhecido no mundo todo pelo seu dom que conquistou milhares de pessoas, que nada mais é que: tocar piano.

Ele é o maior nome que há no Brasil reconhecido internacionalmente, caraterizado pelo lirismo, emoção e leveza investe num toque romântico em suas canções. Quem nasce com um dom, não há um “não” que o faça desistir. Aos 12 anos, Nelson Freire participou de um concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro no ano de 1957, mas, perdeu para um austríaco, chamado Alexander Jenner. Isso foi uma oportunidade para ele crescer. Conheceu o famoso pianista Guiomar Novaes e o seguiu durante a vida. Você acredita que ele chegou a ganhar uma bolsa do presidente Juscelino Kubitschek para estudar na cidade de Viena, na Aústria? Ele tomou essa única oportunidade e fez valer a pena.

Qual o segredo do sucesso?

Mesmo ele tendo o dom de tocar não deixou de estudar, buscar conhecimento, se qualificar naquilo que tanto ama. Dedicou-se, pagou o preço para estar onde estar. Não preço em dinheiro, preço de tempo estudando, abrindo mão de prazeres para dar o melhor sempre naquilo em que ele acreditava que confortaria os corações de outros. O som é algo indescritível, nos trás paz, alegria, emoção, tudo depende da melodia ministrada. Ele se dedicava aos apaixonados em especial e, a outras composições que fizeram e fazem sucesso como o concerto de Beethoven.

Resultado do trabalho

O resultado disso são os 65 anos de grande sucesso, reconhecido no mundo e, tendo ao seu lado referências maiores que ele, como o seu regente laureado, Vladimir Ashkenazy. Teve em suas apresentações renomes  influentes também, as últimas foram a violinista Esther Yoo, uma americana radicada na Bélgica, a orquestra inglesa  Philharmonia, entre inúmeros músicos durante sua carreira.

Conquistas!

conquisatas nelson freire

O pianista completou 70 anos a poucos meses, em outubro e a celebração foi um álbum duplo, a seleção ‘Nelson Freire – Radio days’  com registros ao vivos feitos de 1968 a 1979, que presente!

Nelson apresentou-se em concertos como o concerto nº1 de Tchaikovsky, com Kurt Masur e a Filarmônica da Rádio France. O Concerto nº 3 de Rachmaninoff, com a Filarmônica de Roterdã, e o segundo de Liszt, com Eleazar de Carvalho (1912-1996) à frente da Sinfônica da Rádio Bávara e conquistou o Grammy Latino de 2013.

Até mesmo um documentário fora feito sobre sua vida. 65 anos de carreira não dá para se escrever em linhas, ou em palavras, há momentos que não tem como descrever.

Já passou por maravilhosos lugares, como Rússia, Oriente Médio, America Latina, Europa, etc, e atualmente Freire mora no Rio de Janeiro, passa o tempo ouvindo gravações antigas de Vladimir Horowitz (1903-1989), Arthur Rubinstein (1887-1982) e entre outros. Ou assiste a filmes, ele tem uma paixão especial pelo cinema americano dos anos 1940 e 50.

Ouça um dos grandes sucessos de Nelson Freire!

Nelson Freire – Chopin Piano Concerto

One thought on “Conheça a sensacional história do pianista Nelson Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *