8 dicas para você encarar o medo do palco e fazer uma ótima apresentação

Amar a nossa profissão é o princípio de tudo. Envolve o empenho, dedicação, conhecimento, cuidado, estudo, entre outros fatores. Só que encarar muitas pessoas olhando para você, esperando o seu melhor, as vezes não é tão fácil como parece. Bate o nervosismo, ansiedade, medo, insegurança, vários sentimentos confusos antes de subir ao palco. Por isso vamos te ajudar com algumas dicas para não temer mais e arrasar, confira!

  1. Filme sua apresentação, pois no vídeo você verá sua postura, a forma como toca o instrumento, a sua linguagem corporal, o tom do timbre, a parte técnica e tente cantar até o fim sem errar.
  2. É importante praticar por várias vezes o repertório antes da apresentação. Na hora você pode ficar nervoso, mas sua mente, mesmo no inconsciente  se lembrará qual música e como tocar! Mantenha a calma, quando fazemos algo continuamente, nos habituamos rapidamente com a prática.
  3. Viva o momento! Quando você estiver no palco é a sua oportunidade de você e o público se divertirem. Não deixe que absolutamente nada atrapalhe sua concentração, mantenha o foco. Se o som não estiver bom e tiver poucas pessoas, siga em frente.. Cante. Toque! Se uma ou duas estão ali é para te ver, então faça o melhor sempre.
  4. Olhe para o público. Parece assustador encarar os olhares das pessoas para você, mas o amor à profissão é assim, temos de enfrertar nossos medos para que outros sejam feliz. Ah fique atento àqueles que estão com os flash ligados, sorria! Olhe nos olhos do seu público, eles estão ali por você.
  5. Encare a câmera. Calma, elas estão intactas, é apenas um objeto que trânsmite a sua imagem. Quando ficar em frente a ela não fique nervoso, você já vai estar habituado a esse equipamento que assusta muitos. Porque já gravou suas apresentações. Não se preocupe, fique o mais natural e espontâneo possível. Se ficar olhando, com certeza não saberá o que fazer.
  6. Movimente-se! O público anseia por alegria, agitação e é você quem faz isso. Pule, dance, seja você, faça suas maluquices, as pessoas gostam de um estilo único. Ah, só evite dar as costas à eles, se precisar virar, fique de lado, mas por pouco tempo. Posicione-se e domine o palco.
  7. Mantenha conservado seus equipamentos. Verifique sempre se os periféricos não apresentam algum ruído, para não chegar na hora da apresentação e dar algum problema.
  8. Vá ao toalete antes da apresentação. Parece engraçado, mas isso pode atrapalhar você, até tirar sua concentração. É uma sensação horrível segurar nossas necessidades fisiológicas. Vá e faça tudo antes!!

Se tiver alguma dúvida ainda, comente! Adoraríamos te ajudar! Boa apresentação!

One thought on “8 dicas para você encarar o medo do palco e fazer uma ótima apresentação

  1. Desde criança eu sonhava em poder um dia cantar bem. Hoje com meus 23 anos consegui alcançar meu sonho. Porém nao pensei que minha timidez fosse me atrapalhar tanto. Tenho dificuldade de cantar alto, e em público isso piora muito. O que posso fazer para diminuir meu nervosismo ao cantar em público?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *